O ano de 2010 realmente foi abençoado para o surf do Rio Grande do Norte, nossos atletas, freesurfers, organizadores e idealizadores estão de parabéns. Vamos por partes:
Ondas gigantes no começo do ano.
O dia 10 de fevereiro entrou para a história do surf, com algumas das maiores ondas já surfadas e registradas no Brasil em Fernando de Noronha, e quem foi um dos maiores destaques dentro da água foi o potiguar Aldemir Calunga, que estava à vontade e botou pra baixo sem medo.
Nesse mesmo dia, o mesmo swell atingiu a costa potiguar e um grupo de freesurfers formado por Diego Silva, Eduardo Suspiro, Raphael Cabral, Sanderson Carvalho e Marcel pegou um barco e foi atrás dessas ondas em alto mar, encontrando as maiores ondas já registradas no litoral potiguar.
Jadson André entre os melhores do mundo.
Saindo das marolas de Ponta Negra, e com apenas 20 anos, Jadson entrou em 2010 para o seleto grupo dos melhores surfistas do mundo no ASP World Tour e já incomodou bastante, fazendo os melhores resultados a nível internacional de um atleta potiguar.
Logo em seu ano de estréia, o potiguar, no terceiro evento que disputou, venceu ninguém menos que o melhor surfista de todos os tempos, Kelly Slater, em uma final histórica na etapa brasileira do circuito mundial, depois de doze anos que um brasileiro não vencia em casa.
Alan Jhones o fora de série.
Há poucos anos atrás, o local de Baia Formosa estava quase desistindo da carreira de atleta profissional, porém algumas pessoas importantes para o surf do RN com Elias Lamas das pranchas Rio Doce e Djorge e Marcos da Boardflex, derem uma injeção na carreira de Alan e ele respondeu à altura, sendo campeão nordestino profissional em 2009.
Em 2010, Alan já era maior do que a marca potiguar podia suportar, arranjou novo patrocínio entrando para a marca cearense Pena e já começou o ano fazendo estragos, sendo terceiro em Ubatuba – SP e vencendo em Pernambuco, para brigar até a última etapa pelo título nacional do Brasil Surf Pró. O título foi vencido pelo catarinense Jean da Silva, porém Alan acabou em segundo, logo em seu ano de estréia. Fazendo o segundo melhor resultado de um potiguar na elite do surf brasileiro, já que Joca Jr foi campeão em 1996.
Equipe campeã no circuito regional.
Mostrando que a renovação não pode parar, a equipe do RN foi campeã do Circuito Pena Surf Nordeste 2010, nomes como Lucas Pires, 14, Jackson Rodrigues, 14, Ítalo Ferreira, 16, Carlos Rodrigues, 16, estão ai para provar que surf do RN continua em uma evolução constante.
Sem falar no sênior, Emanuel de Sousa que não deu chance a ninguém e venceu todas as etapas do circuito e ainda campeonatos por todo o nordeste.
13 etapas definiram os campeões do Circuito Potiguar 2010.
Apesar de todas as dificuldades e falta de apoiadores, a FESURF conseguiu fazer um trabalho alucinante em 2010, foram 13 eventos, de norte a sul do RN, passando por lugares como Cajueiro, Galinhos, Miami, Ponta Negra, Tabatinga, Barra de Cunhaú, Pipa e Baia Formosa, incentivando as novas gerações e mostrando o potencial do surf potiguar.
Está de parabéns o presidente em exercício, Saturnino Borges, o diretor técnico Washington Luis, os organizadores Edu Elias, Romualdo Marques, Dadi, Alan e Armando Diniz, por acreditarem e continuarem com muito esforço fazendo os eventos acontecerem.
Estão de parabéns também os surfistas e empresários Joca Jr, do Açaí do Joca Jr, Rubens Barros, do Dhunas Motel, Violange Tavares, da Detonação, Elias Lamas, das pranchas Rio Doce e Felipe Souto, da FS surfboards por darem o empurram a mais que o surf potiguar precisa.
Mídia especializada se fortalecendo.
Todos nós sabemos que os grandes meios de comunicação aqui no RN nunca deram muito valor às conquistas do surf potiguar, e foi com essa intenção que criamos o WWW.vidasurf.com.br .
Estivemos presentes cobrindo os principais eventos de surf, fizemos entrevistas, mostramos as potencialidades do RN através dos vídeos do freesurf e fizemos uma festa com as bandas Rastafeeling, Matupira e Monte Sião na antiga Curva do Vento, que foi uma grande confraternização do surf potiguar.
Queria aqui também agradecer aos nossos apoiadores, a marca de roupas cearense CILINDRO, a loja GOSURF, ao AÇAÍ DO JOCA JR, a academia CONTATO, ao DHUNAS MOTEL e à FS SURFBOARDS, por acreditarem no nosso trabalho.
Nosso parceiro Jerônimo Vilar do Surf Byte também contribuiu muito para o engrandecimento do esporte, sem falar no seu sistema de julgamento e transmissão ao vivo, que pode ser considerado um dos melhores do Brasil, não deixando nada a desejar a ninguém.
Com todas essas conquistas e alegrias, nós devemos agradecer muito a Deus e analisar onde foi que erramos e o que podemos melhorar para 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário